Av. do Brasil nº 101 (Campus LNEC)
1700-066 Lisboa, Portugal
A RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade conta já com mais de 80 instituições ligadas aos seus serviços. A estas entidades da comunidade de ensino e investigação nacionais é garantido o acesso à conectividade nacional e internacional de alto débito e velocidade.
Podem aderir: Instituições do Ensino Superior, Laboratórios do Estado, Laboratórios associados, Unidades de Investigação & Desenvolvimento e outras unidades do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
Se a sua Instituição ainda não faz parte da RCTS, veja abaixo como poderá aderir.
Com o objetivo de aproximar a sociedade do conhecimento, disponibilizamos alguns dos nossos serviços ao público em geral ou a outras entidades da administração pública, cujo interesse seja comum.
Providenciamos estes serviços de modo a que qualquer pessoa possa estar ligada à investigação científica e à partilha de conhecimento sem fins comerciais.
A Nau, plataforma de ensino à distância, é um dos primeiros exemplos desta abertura à sociedade, assim como, o Arquivo.pt, que disponibiliza, ao público em geral, as páginas preservadas da internet portuguesa desde 1996.
Determinados serviços requerem uma subscrição própria, por não estarem incluídos na adesão base à RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Poderá ser necessária a adesão, via formulário, disponibilizado pelas próprias plataformas, e assim que for concedido o acesso ao serviço, terá ao dispor ferramentas avançadas e decisivas para a inovação digital e ideais para a produção de investigação e conhecimento.
Para mais informação, consulte o site dos
serviços: RCTS Housing; OCRE & b-ON.
Estão incluídos nesta tipologia todos os serviços disponibilizados para os membros da comunidade RCTS.
A RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (ou National Research and Education Network, NREN) assegura a conetividade, comunicação e colaboração entre as comunidades de investigação e ensino em Portugal, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento científico.
Através da RCTS, disponibilizamos às instituições nacionais de ensino e investigação um conjunto de serviços digitais avançados que lhes permitem, não só desenvolver projetos nacionais, como também integrar ou aceder a projetos e recursos de investigação internacionais.
Para Quem?
Consulte o regulamento RCTS (AUP).
- Instituições do Ensino Superior
- Laboratórios do Estado
- Laboratórios Associados
- Unidades I&D
- Outras unidades do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia
Registe-se como membro e faça parte da comunidade RCTS. Terá acesso aos seguintes serviços: RCTS IP; RCTS Plus; RCTS Lamda; RCTS Fibra; RCTS VoIP; RCTS Cert; RCTS Certificados; RCTSaai; eduroam; Colibri; Videocast; Estúdio; Filesender; Educast.
Como aderir?
Se a sua entidade faz parte da comunidade académica ou científica e ainda não está ligada à RCTS, preencha o formulário.
A sua adesão iniciará com a ligação à internet através da instalação do serviço RCTSIP.
Estão incluídos nesta tipologia, Acesso Livre, todos os serviços disponibilizados para os cidadãos em geral, através de uma pesquisa direta na internet.
Aceda e utilize os seguintes serviços de Computação, Conhecimento e Colaboração: RNCA; RCAAP; Arquivo.pt; PTCRIS; NAU; Ciência ID e Ciência VITAE.
Consulte a página de cada serviço e conheça as respetivas condições de adesão exigidas para utilização.
Estão incluídos nesta tipologia todos os serviços disponibilizados que requerem uma subscrição própria, por não estarem incluídos na adesão à RCTS.
Exemplos destes serviços são: o alojamento de equipamentos em datacenter, com todas as condições ambientais, de infraestrutura e de conectividade; o acesso ilimitado e permanente a periódicos e ebooks dos principais fornecedores de conteúdos científicos internacionais; a utilização de serviços Cloud dedicados em servidores comerciais, por valores inferiores aos de tabela.
Para Quem?
- Bibliotecários
- Estudantes
- Investigadores
- Equipas de IT
Como aderir?
Algumas tipologias requerem um Formulário de Adesão.
Logo após a adesão a estas plataformas, terá acesso direto a ferramentas avançadas e decisivas para a inovação digital e ideais para a produção de investigação e conhecimento.
Para mais informação, consulte detalhes dos serviços: RCTS Housing; OCRE & b-ON.